Túnel NATM

Perfurenge

O Novo Método Austríaco para Abertura de Túneis (NATM, New Austrian Tunnelling Method) é uma maneira não destrutiva, segura e muito eficiente de construir túneis. Basicamente, logo após a escavação parcial do maciço é instalada a estrutura de suporte.

Esta estrutura é feita com concreto projetado e complementada, quando necessário, por tirantes e cambotas. São executados avanços de 0,80 a 1,00m em sua abóboda (trecho superior) e depois executa-se o arco invertido (trecho inferior), geralmente em trechos de 2,00 a 3,00m de comprimento. O NATM, desenvolvido por Ladislau Rabcewicz, teve evolução significativa na Europa entre o final da década de 1950 e a primeira metade da década seguinte.

Este desenvolvimento é fruto da experiência com trabalhos de execução de túneis em minas de carvão. À época, observou-se que os escoramentos de madeira colocados nas galerias das minas, após as rupturas dos primeiros suportes provisórios, causadas pelos esforços do maciço, podiam ser mais leves que os instalados inicialmente, em consequência do alívio de tensões ocorridas.

O sucesso na utilização do NATM para escavação de túneis depende da compreensão e aplicação de alguns conceitos, bem como da experiência dos profissionais envolvidos na sua construção